1. Capacidade de ajudar aos alunos a usar as redes sociais educativas para resolver dúvidas e comunicar-se com experientes da matéria ou outros alunos de outros centros de forma telemática.

2. Conhecer o que é a web 2.0, as suas categorias e as ferramentas que podem usar no seu dia-a-dia com os alunos. Também se torna imprescindível conhecer experiências de sucesso realizadas em outros centros educativos, e tentar adaptar ao nosso meio.

3. Ser capazes de usar as redes sociais para comunicar com os alunos e as famílias. Hoje torna-se imprescindível que a comunicação seja o mais rápida e fiável possível, pelo que as redes sociais e os sistemas de comunicação on-line (Skype ou similares) facilitam essa comunicação.

4. Saber navegar, avaliar e criar conteúdo docente em diferentes redes educativas (ou cujo uso se possa converter em educativo).

5. Ser capazes de criar redes privadas com os nossos alunos para poder estabelecer um meio de aprendizagem partilhado com eles, para lhes facilitar o mesmo.

6. Conhecer e colaborar nas redes sociais educativas de que dispõe a Administração Educativa (a sua conta em Facebook, Twitter ou outras)

7. Ter clara a netetiqueta no uso de redes sociais e os envolvimentos éticos e legais que implica o seu uso. Ter muito claras as especificações de privacidade e idades de registo das mesmas

8. Estabelecer uma identidade digital (melhor institucional e fornecida pelo próprio centro educativo) para o trabalho com os alunos. Entender a importância do seu correto uso e o impacto que pode chegar a ter essa identidade partilhada nas redes sociais.

9. Entender e compreender as licenças, direitos de autor, segurança de navegação e privacidade na navegação pela rede, e no uso das redes sociais

10. Participar e conhecer as políticas educativas do centro no relacionamento ao uso destes meios de aprendizagem e, o impacto que têm os mesmos no aula

E finalmente, embora não a menos importante: manter-se actualizado continuamente e, compreender as novidades que modificam ou melhoram algumas características das redes sociais utilizadas.

Fonte

[tradução: Bento Oliveira]